Um vídeo com depoimento do secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, e conferência do professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Miguel Arroyo, abre, nesta segunda-feira (3), a jornada pedagógica para 45 mil professores da rede estadual de educação.
Mais do que um momento preparatório para o início do ano letivo, o secretário ressalta que a iniciativa é uma oportunidade de chamar a atenção de todos os docentes para o compromisso de melhorar a qualidade da educação na escola.
Para Arroyo, que é consultor da implementação da proposta pedagógica da secretaria, a jornada deve ser vista e compreendida como um espaço de exercício da prática coletiva. Ele destaca que é um direito conquistado pelo professorado de planejar o que fazer e como fazer. “A jornada representa a etapa de uma trajetória de construção de um sistema educacional público popular”, avalia.
Durante sua conferência “Construindo a Escola de Todos Nós”, ele abordará temas como os princípios e eixos da educação, a importância do planejamento pedagógico para os professores e a concepção que o governo tem da educação.


Planejamento do ano letivo

Realizada nas 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc), a jornada acontece em municípios e pólos. “Será um momento para o professor pensar a educação e refletir o funcionamento da escola. O encontro é um espaço coletivo de troca de experiência, de trabalhar a dimensão do seu compromisso com o ensino e a educação”, destaca a superintendente da Superintende de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), Ana Teixeira.
A jornada é, também, uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a realidade educacional no estado. Por isso, a equipe técnica da Sudeb estará acompanhando a realização das jornadas, exercitando a escuta das necessidades do coletivo de professores da rede pública estadual.
O momento será aproveitado para o planejamento do ano letivo, que será realizado nas escolas. “Tivemos uma oportunidade rara, que é o apoio do governo, colocando a educação como prioridade. A Secretaria tem consciência de tudo isso e estabeleceu princípios e eixos para a educação”, afirma o secretário, defensor da escola como um espaço atrativo para os alunos.
As discussões devem servir para nortear todo o trabalho que será desenvolvido no planejamento das 1.753 escolas da rede estadual. A orientação é pensar no primeiro dia de aula e, principalmente, a forma como os alunos serão acolhidos.