Uma parceria entre o Governo da Bahia e o Ministério das Relações Exteriores da Espanha vai transformar a Rua do Bispo, no Pelourinho, como uma referência para trabalhos de restauração. Isso será possível graças à transferência da Escola Oficina de Salvador (EOS) para casarões vizinhos ao Seminário São Dâmaso, onde funciona o Centro de Restauro (Cerba) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

A EOS fomenta cursos que englobam conhecimentos técnicos de restauração e básicos de matemática, português e geografia, aliados à orientações da construção civil, história da arquitetura de diversos países e épocas, além de aulas de arte, dança e canto para jovens entre 18 e 24 anos de idade.

A parceria será viabilizada pelo acordo entre o IPAC e a Agencia Española de Coperación Internacional do ministério espanhol, garantindo a sede administrativa e o centro de estudos e pesquisas para jovens inscritos na Escola. A EOS funcionou na antiga Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia desde sua fundação, em 1997, e é uma das três existentes no Brasil. O objetivo primordial da escola é a inclusão social de comunidades carentes por meio de ações educacionais que capacitem jovens na restauração de bens edificados.

Além de tornar possíveis restaurações do patrimônio arquitetônico-histórico de uma localidade, região ou país, o poder público busca, também, promover a conscientização para que a população proteja um bem que é referência cultural para todos.

O Cerba é referência desde a sua fundação, em 1974. São mais de 70 profissionais, graduados e técnicos, responsáveis pela recuperação de pinturas parietais e sobre telas, altares e portais de igrejas, pias batismais, elementos decorativos em pedras ou madeiras, acervos de museus, entre outros. No inicio de janeiro deste ano (2008), o Cerba recebeu mais uma imagem para restauro, a de São Benedito, do século XVIII, da Igreja de Santana, Salvador, que foi destruída em dezembro do ano passado (2007) por um fanático evangélico que “acusou” o santo católico de “demônio”, fato que, à época, ocupou as capas dos principais jornais de Salvador.

Para a coordenadora do programa de Patrimônio da Agencia Española, Beatriz Souto, a iniciativa possibilita a prática para que os jovens aprendam com os mestres e operários do restauro.  Para gerente do Cerba/IPAC, Kátia Berbert, os conhecimentos dos mestres do Instituto são um ‘notório saber’ que não deve ser perdido. Os imóveis a serem ocupados pela EOS na Rua do Bispo, passarão por restauração que será executada pelos próprios aprendizes, inscritos no projeto.

Em 1987, o governo espanhol implantou na América Latina o modelo de Escuela Taller, visando recuperar e conservar patrimônios de países em desenvolvimento. No Brasil, a primeira escola foi fundada em João Pessoa (PB), durante as comemorações dos ‘500 anos’, seguida de mais uma em Salvador e outra em São Luís (MA).