Dez equipes do nordeste da Bahia estão se preparando, desde o início de janeiro, para disputar a primeira edição da Copa do Jacuípe, uma promoção da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF) e das prefeituras convidadas. Os jogos serão realizados em três fases (preliminar, semifinal e final), de 17 deste mês a 11 de maio deste ano.

A festa de abertura será no dia 16, no município de Pintadas, e vão disputar a competição as seleções de Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Pé de Serra e Nova Fátima (Grupo A) e Baixa Grande, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea da Roça e Capim Grosso (Grupo B).

A primeira edição da copa vai reunir atletas dos municípios da Bacia do Jacuípe na faixa etária até 19 anos. “Definimos esse critério para revelar novos talentos e criar uma opção saudável de lazer para os jovens dessas comunidades”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).

A Sudesb tem ainda outras propostas sociais com a Copa do Jacuípe, como gerar emprego e renda, divulgar os municipios e seu potencial e propiciar a integração entre as comunidades. Além disso, a arrecadação será sempre da seleção mandante do jogo.