A Sudesb abriu, com festa, no final de semana (16 e 17), no município de Pintadas, a Copa do Jacuipe, que será realizada em três fases (preliminar, semifinal e final) até 11 de maio deste ano. Na primeira rodada, os times vencedores foram Pé de Serra, que ganhou de 2 a 0 contra Pintadas, e Capim Grosso, 1 a 0 contra São José do Jacuípe. Empataram, em 1 a 1, os times de Mairi (local) e Várzea da Roça.

A Copa do Jacuípe integra o programa Dimensão Social do Esporte e Lazer, responsável pela realização das copas do Caju, Recôncavo, Café, Médio São Francisco e 2 de Julho, que deverá trazer para a Bahia as principais equipe brasileiras na categoria Sub-17, além de cursos de formação e atualização de árbitros e técnicos de futebol e seminários de gestão esportiva para dirigentes de ligas e associações.

Antes da solenidade de abertura do campeonato de futebol, no estádio municipal, a equipe de eventos da Sudesb promoveu, com as lideranças esportivas locais, atividades de lazer e competição, incluindo corrida rústica de três quilômetros, campeonato de dominó, jogos de basquetebol e futsal masculino e feminino. Para as crianças, foram organizadas brincadeiras como corrida de saco, pula-pula, boliche no sabão, cama elástica e piscina de bolas.

A copa conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF) e das prefeituras municipais convidadas. Pelo Grupo A, disputam os times de Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pintadas e Pé de Serra. No Grupo B, jogam Baixa Grande, São José do Jacuipe, Mairi, Várzea da Roça e Capim Grosso.

Participam da competição atletas de até 19 anos, dentro das propostas sociais da Sudesb de gerar emprego e renda (arrecadação é da equipe mandante), divulgar os municípios da região nordeste e seu potencial, e propiciar a integração entre as comunidades.

Em cada rodada serão realizados quatro jogos, até ser conhecido o campeão. As duas melhores equipes vão receber troféus especiais e mais 25 medalhas cada e serão premiados ainda o artilheiro, melhor atleta e melhor goleiro.

Na fase preliminar, os times disputam dentro dos respectivos grupos, em jogos de ida e volta. Na 2ª fase (semifinal) classificam-se os quatro classificados em 1° e 2° lugares por grupo. A partir desta etapa, o mando de campo dos jogos de volta e a vantagem da disputa pertencerá aos times que conquistarem a primeira colocação nos seus grupos. A terceira e última fase será disputada entre as duas melhores equipes de toda a competição.