A Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) instala, nesta quarta-feira (27), às 9h, no Hotel Vilamar, o Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual 2008-2011 (Cappa), e dá posse aos 52 representantes da sociedade civil que foram eleitos durante plenárias do PPA Participativo, realizadas nos 26 territórios de identidade da Bahia.

Instituído pelo decreto número 10.571, de novembro de 2007, o Cappa é organizado na forma de órgão colegiado e tem como finalidade acompanhar, monitorar, subsidiar e aconselhar o governo da Bahia quanto à execução do PPA, além de propor às instâncias governamentais competentes a adoção de medidas e ajustes para implementação do PPA 2008-2011. Portanto, um instrumento de monitoramento do plano, com caráter consultivo, cabendo à sua coordenação o encaminhamento de propostas que serão objeto de análise.

Segundo o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, o Cappa é uma das instâncias que caracteriza o compromisso do governo estadual com a realização de mudanças profundas na forma de administrar a Bahia. Para o superintendente de Gestão e Avaliação da Secretaria do Planejamento (Seplan), Edson Valadares, representa a incorporação da sociedade civil como protagonista na gestão democrática e participativa do estado.