O edital de licitação, que prevê a implantação de uma via no modal rodoviário ligando a BR-324 ao Porto de Salvador, deverá ser lançado em março. Com investimento em torno de R$ 340 milhões, a Via Expressa Portuária consolida o compromisso do Governo do Estado de modernizar a infra-estrutura de transporte e logística da Bahia ao construir novas faixas de tráfego, túneis e viadutos.

De acordo com o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, a concepção do projeto da Via Expressa Portuária, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Conder, difere da proposta do governo anterior. "Ele foi redimensionado e ampliado para dialogar mais com a cidade e prevê, dentre outras intervenções, a construção de seis faixas laterais de tráfego urbano entre a Avenida Barros Reis e a Estrada da Rainha, além de quatro faixas exclusivas para a via portuária", destaca.

Estão previstas, entre outras obras de engenharia de grande porte, a estabilização de taludes, drenagem e desapropriações. Para o secretário, um dos benefícios da implantação da Via Expressa em áreas de grande complexidade viária e densamente povoadas, será a extinção dos problemas decorrentes do trânsito pesado e a redução do elevado número de acidentes com vitimas.

Com os recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Transportes (DNIT), o início das obras está previsto para abril ou maio deste ano. A Conder executará o projeto, com a cooperação da Prefeitura do Salvador e da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).