Dois novos trechos nas BAs 130 e 262, na Região Sudoeste, já estão recuperados, num total de 37 quilômetros. As obras foram realizadas pelo Governo do Estado, a partir das ações do Programa de Integração de Corredores Rodoviários. Os trechos ligam os municípios de Iguaí a Ibicuí, além da extensão de 21 quilômetros até o distrito de Ponto de Astério, pertencente ao município de Firmino Alves.

Só nos dois trechos foram investidos R$ 23 milhões. Desde o ano passado, 8,3 mil quilômetros já foram recuperados em todo o estado, facilitando o escoamento das produções agrícola e pecuária, além do deslocamento de moradores e viajantes.

Segundo o governador Jaques Wagner, mais do que beneficiar os municípios as obras fazem parte do objetivo de integração das rodovias em toda a Bahia, “fazendo do estado uma terra melhor para se trafegar, além de facilitar o comércio e transporte da produção, dinamizando a economia das regiões”, como ressaltou. Ele inaugurou as obras em Ibicuí nesta sexta-feira (8).

No município, Wagner ainda anunciou a construção de mais 200 casas populares, além das 100 já em construção no local pelo programa Dias Melhores, e assinou ordem de serviço para ampliação dos projetos de eletrificação de comunidades rurais pelo programa Luz para Todos. Pelo menos, 12 povoados serão beneficiados. Ele também inspecionou o novo posto do Programa de Saúde da Família (PSF), a ser gerido pela prefeitura.

A recuperação das estradas foi a ação mais festejada pelo caminhoneiro João Carlos Silva, que atua na profissão há 18 anos. “Isso aqui estava completamente esburacado, uma situação horrível”, lembrou. Hoje, ele usa a nova via para fazer as cargas chegarem mais rapidamente a Salvador. “Agora, daqui, a gente pega rapidamente a BR-116”, diz. “Estava realmente intransitável”, declarou o técnico de enfermagem Jean Rocha, que costuma utilizar a estrada de Iguaí para fazer cursos em Itapetinga.

Somados aos dois trechos inaugurados hoje, já foram entregues nove estradas pelo Programa de Corredores Rodoviários: BA 052 (Mundo Novo/Porto Feliz), BA 026 (Nova Itarana/entrocamento da BR 116), BA 026 (Rio Tamboril/Contendas do Sincorá), BA 262 (Floresta Azul/Firmino Alves), BA 046 (Amargosa/entrocamento da BR 116), BA 131 (Contendas do Sincorá/entrocamento da BA 142), BA 148 (Rio de Contas/Marcolino Moura).

Prioridade

“As obras do programa estavam paralisadas desde outubro de 2006, com 90% da malha rodoviária em situação precária”, ressaltou o secretário de Infra-Estrutura, Antonio Carlos Batista Neves. Segundo ele, o programa agora é visto com prioridade, já que as obras têm trazido de volta o desenvolvimento para as regiões baianas. Para cumprir o objetivo de integração da malha rodoviária estadual, foram adquiridas mais 160 novas máquinas para o Departamento de Infra-Estrutura de Transportes do Estado da Bahia (Derba).

Paralelamente ao programa, o Estado também realizou ações emergenciais em algumas das rodovias consideradas fundamentais para o escoamento da produção baiana, como a Serra do Marçal (BA 263, trecho Vitória da Conquista/Itambé), Anel da Soja (Bas 459, 460, 461 e 462), a BA 161 (trecho Carinhanha e entrocamento BR 349-Bom Jesus da Lapa), a BA 368, no trecho que liga Jacobina a Ourolândia e a BA 882, acesso da BA 001 a Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica.