Este ano, o Governo do Estado disponibilizará as informações estatísticas sobre Recursos Humanos no Anuário Estatístico de Pessoal, produzido por equipe formada por técnicos da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

A parceria será formalizada em convênio de cooperação técnica e científica que será publicado, amanhã (27), no Diário Oficial do Estado. O anuário realizará o acompanhamento das ações da área de Recursos Humanos, favorecendo a administração pública na formulação e execução das políticas de pessoal no estado.

Segundo o secretário Manoel Vitório, o relatório abrangerá informações sobre despesa com pessoal, quantitativo, remuneração, ingressos, saídas, aposentadoria e pensão, além de dados sobre o perfil dos servidores, a exemplo de faixa etária, sexo e qualificação. “O documento dará visibilidade aos dados de pessoal do Poder Executivo, reforçando a transparência das informações”, explica.

Profissionais da Saeb e da SEI ficarão responsáveis pelo compartilhamento de conhecimentos, informações, experiências e metodologias que possibilitem a edição de um projeto piloto do anuário, construindo rotinas que viabilizem a publicação periódica.

O instrumento será importante para os gestores da área de Recursos Humanos, na medida em que oferecerá subsídios para o desenvolvimento de políticas na área. Também atenderá à sociedade de um modo geral, a exemplo das universidades, que poderão utilizar o anuário em pesquisas acadêmicas.