RAUL RODRIGUES
DE BARRA DOS COQUEIROS (SE)

O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou, hoje (29) de manhã, durante a abertura do VI Fórum dos Governadores do Nordeste, que o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene, aliado ao Fundo de Desenvolvimento Regional, inserido na proposta de reforma tributária, e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), formarão um novo modelo de desenvolvimento da região nordestina.

Para o presidente, o projeto de reforma tributária enviado ao Congresso Nacional visa institucionalizar o desenvolvimento, atendendo a uma antiga demanda no Nordeste. “Vamos estabelecer a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no mercado de destino, beneficiando regiões mais pobres e que consomem produtos dos grandes centros urbanos”, informou.

Lula lembrou que o PAC está destinando R$ 43,7 bilhões a projetos de infra-estrutura social e urbana no Nordeste, como o Luz para Todos e as Habitações Populares, além de investir em obras estruturantes como a Transnordestina, seis estradas federais e um programa inédito de revitalização do rio São Francisco que inclui a integração de suas bacias.