No município de Itamari, a 322 quilômetros de Salvador, 6.039 pessoas foram beneficiadas nesta sexta-feira (8), com a entrega da ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade. Segundo moradores mais antigos do município, como seu Antoniel Lima, um aposentado de 73 anos, nascido e criado em Itamari, a água nunca havia sido tratada. “A água aqui nunca foi boa, tinha um gosto estranho, eu acho que essa água é a única água que vai ter aqui”, afirmou.

Já a dona-de-casa Nadir da Silva, de 50 anos, mora há 48 anos na cidade e afirma que a água que abastecia a sede e a zona rural causava muitas doenças na população. “Como a água não era tratada direito a gente tinha muitos problemas de saúde, muitas doenças, essa água que está chegando foi uma benção de Deus pra nós”, garantiu.

Para recuperar o sistema e aumentar o fornecimento da água para moradores de Itamari, foram investidos mais de R$ 2 milhões na captação fluente no Rio das Almas, com a instalação e montagem de conjunto motobomba, construção de uma unidade de tratamento, um reservatório, uma rede de distribuição de 10.580 metros e 500 ligações domiciliares.

Para o governador Jaques Wagner, levar água de qualidade para a população baiana continua sendo uma das principais metas do governo. “Nós vamos continuar levando água a todos os municípios baianos para garantir a saúde da população”, disse. Segundo Wagner, outras ações estão sendo realizadas como a recuperação da malha rodoviária baiana. Em 2007 foram mais de 8 mil quilômetros de estradas recuperados e até 2010 o governo federal já se comprometeu a ajudar na recuperação da BR-101.