Recursos da ordem de R$ 1 milhão foram investidos na construção do prédio do laboratório de biossegurança da Universidade Estadual de Santa Cruz Uesc (Itabuna/Ilhéus), que será inaugurado, nesta quarta-feira (13), pelo governador Jaques Wagner. O equipamento vai abrigar um complexo de seis laboratórios e contempla o programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular que é o segundo da Região Nordeste e o primeiro na Bahia.

Também será inaugurada a estação de captação e tratamento de água potável, construída com recursos do governo e da universidade, no valor de R$ 85 mil, proporcionando à Uesc, uma economia mensal de R$30 mil. A obra ficou a cargo da Prefeitura do Campus. Já o novo prédio que abrigará o laboratório foi construído pela Sucab e os recursos oriundos do Governo do Estado e da Financiadora de Estudos de Projetos e Programas, do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep).

Segundo o professor Júlio Cascardo, além do curso de doutorado, o laboratório vai beneficiar também as áreas como agrária e saúde, com recursos de última geração. O prédio com 700 metros quadrados, conta com sistema de prevenção de incêndio (detector de fumaça), projeto iluminotécnico econômico (baixo consumo de energia) e sistema de aterramento da fiação elétrica capaz de prevenir acidentes.

“Ele é adequado às normas de trabalho em Nível de Biossegurança I e II, regulamentadas pela CTNBio. Isso colocará a Uesc em consonância com a mais recente Lei de Biossegurança assinada pelo Congresso Nacional, em fevereiro de 2004, que estabelece rigorosas normas regulamentadoras das atividades que envolvem organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados, enfatiza o professor.

Os laboratórios do Biossegurança da Uesc estão instalados, atualmente, no Pavilhão Manoel Nabuco, onde também funcionam outras dezenas de laboratórios. O novo prédio amplia a infra-estrutura dos laboratórios multiusuários de pesquisa das áreas ambientais e agronômicas associadas aos programas de pós-graduação da universidade.