Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais de todo o estado foram convocados, hoje (19), por meio de uma videoconferência realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a participar da I Conferência Estadual dos Direitos da Comunidade GLBT, que será realizada entre os dias 5 e 7 de abril deste ano, em Salvador.

A convocação está em consonância com o decreto governamental 10.910 de 18/02/2008, que pretende elaborar propostas para a implementação de políticas públicas voltadas para a comunidade GLBT e a execução do Plano Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos do grupo.

“Nós precisamos compreender a sociedade na sua diversidade e complexidade, respeitando as mais diversas identidades”, disse a coordenadora de articulação social da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Maísa Teixeira, quando se referiu à necessidade de inclusão social de todos que vivem no território baiano.

O ativista do movimento “Kiu! – Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual”, Ricardo Santana, ressaltou que, além de políticas públicas, é necessário aprofundar e ampliar o programa “Brasil sem Homofobia”. Ele reforçou o apelo de Maísa, lembrando da importância de se buscar a voz e a participação de homossexuais integrantes de comunidades como quilombolas e indígenas espalhadas pela Bahia.

Os participantes da videoconferência – representantes do governo e da sociedade civil – foram convocados também a mobilizar suas regiões, buscando o apoio junto aos diferentes segmentos da sociedade para organizar conferências locais e sensibilizar os homossexuais na luta pelos seus direitos como cidadãos.