Se depender da mobilização da juventude baiana, a geração que participa da Conferência de Juventude da Bahia desmistificará a idéia de que jovem atuante é o jovem de outrora. É o que aposta Éden Valadares, coordenador da conferência, que teve mais uma plenária, nesta quinta-feira (28), em Jacobina, no território Piemonte da Diamantina. “Nós temos hoje 560 mil organizações de juventude espalhadas pelo país, o que estava faltando eram espaços como este”, garante Valadares.

Em sua terceira semana de mobilização, a Conferência de Juventude reuniu em Jacobina, mais de 400 jovens representando nove municípios do território. O auditório do Centro Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA) ficou lotado e repetiu o êxito das plenárias anteriores. Ao todo, mais de 4 mil jovens participaram diretamente dos debates até o momento.

No Estado que tem o maior número de analfabetos do país, o maior índice de analfabetismo juvenil, considerando os jovens de 15 a 24 anos – segundo o Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) da Unesco – mudar o olhar sobre a juventude é fundamental para reverter os números negativos, aponta o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa. “Com as plenárias territoriais da Conferência, além de garantir a representatividade de toda a Bahia na Conferência Estadual, estaremos sensibilizando prefeitos e gestores sobre a importância do debate e de programas para a juventude”, frisou o secretário.

A sensibilidade que o secretário procura nos gestores, pôde ser encontrada na platéia. A estudante de Educação Física, Cristiane da Silva, 20 anos, saiu de Serrolândia, distante 40 km de Jacobina, convenceu a professora a suspender a aula e mobilizou toda sua turma, cerca de 30 pessoas para participar das discussões. “Não poderíamos perder essa oportunidade de dizer o que pensamos e de sermos ouvidos”, argumentou Cristiane. Políticas públicas para o primeiro emprego, programas de direcionamento do estágio universitário, são algumas das idéias que Cristiane apresentou ao governo do Estado.

Do território Piemonte da Diamantina sairá um delegado para a Conferência Nacional de Juventude, que acontece em Brasília, no mês de abril, além de eleger representantes para a Conferência Estadual que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de março. A Conferência de Juventude continua nesta sexta-feira (29), em Senhor do Bonfim, e sábado (1º), na cidade de Cipó.