Para intensificar a fiscalização e o monitoramento, em caso de novas tentativas de invasão, nos parques metropolitanos de Pituaçu e do Abaeté, será firmado um convênio entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom).

A idéia é fortalecer as ações e o diálogo entre os órgãos envolvidos na proteção dos parques, além de fazer o levantamento fundiário das suas áreas, a ser realizado pela Conder. A decisão foi tomada na tarde de ontem (13), em reunião com membros do Sistema Semarh, Conder e Sucom.

Segundo informações da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a área ocupada no Abaeté por 50 pessoas fica no trecho do Colégio Lomanto Júnior até as proximidades do Farol de Itapuã. A área faz parte da APA Lagoas e Dunas do Abaeté.

As tentativas de invasão têm sido contidas pelo trabalho das equipes da Coppa, em parceria com a Semarh, Conder e Sucom.