Estudantes do campus da Universidade do estado da Bahia (Uneb) em Juazeiro (campus III) estão promovendo, hoje (27), um "trote ecológico" para integrar comunidade universitária e ajudar na preservação do Rio São Francisco. Em vez de tripudiar doscalouro, uma tradição entre as universidades brasileiras, os veteranos da Uneb em Juazeiro resolveram unir brincadeira com responsabilidade ambiental.

Calouros e veteranos estão celebrando o início de um novo semestre letivo com um mutirão pela preservação do Rio São Francisco, que consiste em plantar mudas de espécies nativas das Matas Ciliares, com o objetivo de evitar o assoreamento do rio. Esta é a segunda vez que os estudantes do curso de Engenharia Agronômica, do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS), no campus III, realizam este tipo de trote.

O objetivo é chamar a atenção dos futuros profissionais à necessidade da preservação ambiental, e também mostrar à sociedade os riscos de não valorizar o rio que alimenta todo o país.

O plantio é na área do DTCS, onde existe uma reserva de mata ciliar. A preservação dessas matas é importante para proteger o rio do acúmulo de sedimentos e detritos que impeçam o livre curso das águas. Atualmente, este é o principal problema que afeta o Rio São Francisco, que tem a maior parte do seu leito em estado avançado de assoreamento.