Convênios e ordens de serviço em diversas áreas foram assinados hoje (16) pelo Governo do Estado no município de Senhor do Bonfim. Uma das novidades foi o lançamento da pedra fundamental do Centro de Estudos de Saúde do Semi-Árido, que vai funcionar como o novo pavilhão de aulas do curso de Enfermagem do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Com 670 metros quadrados, o pavilhão terá laboratórios de enfermagem, microscopia, fisiologia humana, biofísica, anatomia e nutrição.

O governador Jaques Wagner esteve presente na solenidade, ao lado do reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim. Na cidade, ele também anunciou a criação de um Grupamento do Corpo de Bombeiros, que deve começar a atuar em abril e vai atender Senhor do Bonfim e mais dez municípios vizinhos, com direito a uma equipe de 42 homens que serão treinados em Juazeiro.

Na área de Saúde, foram assinados convênios para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e a ampliação do Laboratório Municipal e construção da Urgência e Emergência do Hospital Dom Antônio Monteiro.

“São obras e serviços como esses que vão melhorar a qualidade de vida dos bonfinenses e de toda a região. Assim, com a nossa atenção, Senhor do Bonfim volta a ganhar o merecido destaque no cenário baiano”, afirmou o governador. As demais obras anunciadas são referentes a vários temas, como serviços de pavimentação em 13 bairros e três povoados do município, assim como a instalação dos centros Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT) e Digital de Cidadania (CDC), contribuindo para fomentar ações no âmbito da educação profissionalizante e favorecendo a inclusão digital.

A agricultura na região também vai ser fortalecida com o convênio que vai permitir a construção de pocilgas comunitárias no distrito de Igara, com recursos da ordem de R$ 115 mil.

A maratona de atividades em Senhor do Bonfim incluiu ainda o anúncio da construção de uma piscina semi-olímpica e da ampliação das arquibancadas do Estádio Pedro Amorim.

Por fim, o governo assinou com a prefeitura convênios do Programa de Desenvolvimento Social Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com a participação da Associação Agropastoril Quilombola de Tijuaçu e Adjacências e da Central das Associações Agropecuárias Comunitárias de Fundos e Feixes de Pasto (ocupação coletiva de terras por comunidades).

Com os convênios, 35 famílias remanescentes de quilombos da Fazenda Alto Bonito vão ser beneficiadas, além de 450 famílias de pequenos agricultores.

Juntas, as ações anunciadas em Senhor do Bonfim ultrapassam R$ 10 milhões em investimentos.

Ponto Novo

Na manhã de hoje, o governador Jaques Wagner também esteve no município de Ponto Novo, no Piemonte da Diamantina, onde participou da inauguração de quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF) – três novas e uma reformada.

Uma das unidades construídas fica na sede do município e as outras duas nos povoados de Nova Represa e Várzea do Poço.

Já o posto reformado fica em Barracas, localidade da zona rural. Duas unidades já existentes também foram beneficiadas com a implantação de consultórios odontológicos – um no bairro de Contorno, na sede, e outro na unidade reformada de Barracas.

“Com postos como esse, estamos promovendo a interiorização dos serviços de saúde, num processo que vai se ampliar até o ano que vem. Nossa meta é permitir que a população possa ser atendida no próprio município onde mora, sem necessidade de deslocamento para outros centros, como Salvador”, comentou o secretário da Saúde, Jorge Solla.

Nos postos, a população poderá contar com o trabalho de equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A infra-estrutura compreende farmácia, consultórios, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta.

Pai de dois filhos pequenos, o funcionário público Analdino Bispo, morador de Ponto Novo, festejou a inauguração das unidades do PSF. “É um grande suporte para nós, que moramos aqui, e não precisaremos mais enfrentar filas nos hospitais”, falou.