Com objetivo de conscientizar pequenos, médios e grandes produtores de bubalinos e bovinos de todo o estado, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2008, começa neste sábado (1), às 10h30, com um dia de campo na Fazenda João Paulo II, localizada no km 515 da BR 101, no trecho entre Itabuna e Buerarema, na região sul do estado.

A expectativa é reunir produtores, trabalhadores rurais e técnicos para receber orientações sobre a importância da vacinação, os procedimentos corretos e declaração. A campanha é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e acontecerá até o dia 31 de março.

Durante o período, todos os criadores estão obrigados a vacinar seu rebanho de bovino e de bubalino (bois e búfalos) contra a enfermidade. A multa para é de 50 UFIRs por animal e de 150 UFIRs por propriedade que não declarar a vacinação. As campanhas são desenvolvidas pela Adab e acontecem anualmente em março e setembro.

O diretor geral da agência, Altair Santana, afirma que os municípios que obtiveram, na etapa de setembro do ano passado, o percentual de vacinação inferior a 90%, receberão maior atenção, além dos criadores inadimplentes.


Estratégias de fiscalização

Aliado ao trabalho da Adab e da campanha de vacinação, a fiscalização do trânsito de animais será intensificada nessa época. São 41 barreiras fixas e móveis, distribuídas em todo o estado. A Adab também fiscalizará as revendedoras de vacinas – aproximadamente 680 – existentes em todo o estado. Os estabelecimentos devem atender às normas corretas que visam garantir a qualidade e o estoque da vacina.

Nas duas etapas da campanha, realizadas no ano passado, a Bahia alcançou o índice vacinal de 97%, sendo o maior registrado até hoje no estado. A meta da Adab, para este ano, é imunizar 100% do rebanho, o que corresponde a cerca de 11,25 milhões de cabeças. Na área da Adab, no Sul da Bahia, que abrange 44 municípios, o rebanho é de 600 mil bovinos e bubalinos.