As ações da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) estão mais fortalecidas, este ano, com o programa “Territórios da Cidadania”, lançado segunda-feira (25), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Bahia, o início das atividades foi no município de Valente, região do Sisal, com a participação do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, do diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, e representantes do Território do Sisal, que acompanharam a solenidade em um telão montado na Casa Brasil.

Segundo Lucas, o “Territórios da Cidadania” é um programa muito importante e que demonstra a sensibilidade do governo federal com as questões relacionadas à pobreza do homem do campo e às adversidades enfrentadas pelas comunidades mais pobres do semi-árido.

“Esse será um trabalho conjunto entre todas as esferas de governo e as comunidades. Tenho certeza que a Sedir vai fortalecer ainda mais suas ações e continuar atuando, seguindo a determinação da administração estadual, de levar desenvolvimento e significativas melhorias aos municípios baianos com mais baixos índices de desenvolvimento humano”, afirmou o secretário.

Para o diretor-executivo da CAR, empresa que coordena programas de combate à pobreza rural em todo o estado, “é imprescindível a participação direta dos movimentos sociais no programa, com o acompanhamento da comunidade na realização das obras e transformações necessárias a cada região”.

Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, o programa tem a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e vai chegar a 88 municípios baianos, onde vivem 2,15 milhões de habitantes, dos quais 983.953 (45,7%) vivem na zona rural.

Para atender as comunidades que mais precisam, o programa vai trabalhar com base na integração das ações da sociedade e dos governos federal, estadual e municipal. A expectativa é que 120 territórios de todo o País sejam beneficiados até 2010.