Um fim de semana típico de verão, com temperaturas elevadas e céu com poucas nuvens na maior parte do estado. Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), uma massa de ar quente e seco centrada na Bahia e um sistema de alta pressão atmosférica denominado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) contribuem para a redução das nuvens e impedem a ocorrência de chuvas principalmente nas regiões norte, nordeste, da Chapada Diamantina, sul, sudoeste e do Recôncavo.

Na faixa litorânea, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, o tempo não deve mudar. O céu continuará parcialmente nublado a claro e em função dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico podem ocorrer chuvas fracas e isoladas.

Entretanto, áreas de instabilidade atmosférica associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz umidade da Amazônia, devem manter o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas nas regiões oeste e do São Francisco.

Temperaturas elevadas

A massa de ar quente também vai manter as temperaturas elevadas, com valores máximos variando entre 32 e 34 graus nas regiões do Recôncavo, norte, nordeste, oeste e do São Francisco. As temperaturas mínimas, de até 19 graus, serão registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste.

O meteorologista Heráclio Alves, do Cemba/SRH, alerta que como a presença da massa de ar e do Vórtice Ciclônico diminui a nebulosidade, conseqüentemente aumentam a incidência de radiação solar e os índices de radiação ultravioleta.
Ele explicou que nos próximos três dias os índices da radiação ultravioleta devem chegar à categoria 13, considerada extrema pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na maior parte do estado.

“Vai ser assim em cidades como Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Porto Seguro, Jequié, Barreiras. Isso exige que as pessoas tomem cuidado com a pele e os olhos, usando, por exemplo, protetor solar e óculos escuros. É importante ainda, conforme recomenda a OMS, que se evite a exposição ao sol em horários com maior incidência, ou seja, das 10 às 16h”, afirmou o meteorologista.

Alves informou que o mar ficará agitado, com ondas que podem chegar a 2,6 metros de altura entre as cidades de Porto Seguro e Salvador.