O boletim do Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH) prevê um final de semana com poucas nuvens no céu e chuvas isoladas no litoral da Bahia e em Salvador, influência dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas máximas chegarão aos 33ºC.

Na faixa centro-sul do estado, que inclui as regiões sul, sudoeste e parte das regiões oeste, São Francisco e Chapada Diamantina, o final de semana será de calor, céu claro e sem possibilidades de chuvas. As condições de tempo nessas áreas estão sendo influenciadas, há mais de três semanas, por uma massa de ar quente e seco. Em função disso, as temperaturas se manterão elevadas, podendo chegar até 34°C. As mínimas, de até 20 ºC, serão registradas na Chapada Diamantina e sudoeste.

Nas regiões norte, nordeste e nos setores norte das regiões oeste e São Francisco, o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado e chuvas fracas e isoladas poderão ser registradas. O aumento da nebulosidade nessas regiões se deve às áreas de instabilidade atmosférica associadas à Zona de Convergência Intertropical.

É um sistema meteorológico que traz umidade do Atlântico Norte (acima da linha do Equador) para os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, centro-oeste dos estados da Paraíba e Pernambuco, além do norte da Bahia. De amanhã (15) até domingo (17), as maiores ondas deverão ocorrer na madrugada e próximo ao meio dia, com alturas máximas variando entre 1,6 e 2,0 metros, entre as cidades de Porto Seguro e Salvador.

Radiação Ultravioleta

A redução da nebulosidade devido à presença da massa de ar quente mantém elevada à incidência de radiação solar em todo o Nordeste brasileiro, tendo como conseqüência os altos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Em toda a Bahia, o índice 13 previsto para o período, entre os dias 15 e 17, está na categoria extrema, segundo tabela (abaixo) da Organização Mundial de Saúde (OMS).