O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, recebeu na tarde desta quinta-feira (21) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Pena. Na oportunidade, foram discutidas ações de combate à dengue, DST/Aids, Doença de Chagas e Vigilância Ambiental na Bahia. Pena veio a Salvador para colocar à disposição da Sesab os recursos do ministério para o controle da dengue no estado.

No encontro, que reuniu a superintendente em exercício de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Marlene Carvalho, a secretária de Saúde de Camaçari, Efigênia Coutinho, e as diretorias da Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab e da Secretaria Municipal de Saúde, foi apresentado o quadro atual da dengue na Bahia.

A diretora da Divep, Alcina Andrade, explicou que 90 municípios estão com casos de dengue notificados e em seis deles foram registrados casos do tipo mais grave. “Este ano, até hoje (21), temos notificados 3.092 casos suspeitos da doença no estado, sendo que, desses, 113 são em Salvador”, afirmou a técnica. Ela disse que do tipo mais grave foram confirmados três casos, descartados seis e mais três estão sendo investigados. Este ano, uma morte já foi confirmada em Lauro de Freitas.

Paralisações dos agentes de saúde

Em Salvador, o combate à dengue está sendo prejudicado pelas constantes paralisações dos agentes de saúde. Atualmente, 1.357 agentes realizam esse trabalho, mas, de acordo com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, estão trabalhando, em média, 10 dias por mês.

Solla explicou que é muito importante se ter parcerias para o controle da doença, “e o Estado sempre está aberto a todos que queiram se juntar para atuar nesse combate”.