Mais 88 aprovados em concurso público para delegado de Polícia iniciam, na próxima semana, o curso de formação na Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol). A aula inaugural acontece na segunda-feira (18), às 10h, no auditório do Departamento de Polícia Técnica (DPT), seguida de uma palestra sobre “Segurança Pública e Demanda Social”, proferida pelo professor de “Direitos Humanos”, Ricardo Cappi. O coordenador geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Adriano Barbosa, participará da solenidade.

O curso enfatiza o aprendizado prático voltado à investigação e a construção do inquérito policial, por meio de simulações realizadas em delegacias do modelo SAP (Serviço de Atendimento Policial). Essa metodologia pedagógica tem contribuído para a formação dos profissionais que, durante quatro meses, passam também por estágios na Polícia Civil e no DPT.

A grade curricular da Acadepol insere disciplinas como o estudo de gerenciamento de crise, inteligência de segurança pública e metodologia da investigação policial. A parceria multidisciplinar com peritos criminalísticos, peritos médico-legais, policiais militares e representantes do Ministério Público – muitos deles integrantes do corpo docente da academia – também contribui para o aprendizado prático.