Procurado há mais de um ano pela polícia, o paranaense Neuri Bilck, considerado um dos maiores ladrões de carro da Bahia, foi preso, hoje (21), por policiais da 27ª Delegacia (Itinga), em Guarajuba, município de Camçari. Também conhecido pelo apelido de “Galego”, ele comandava uma quadrilha responsável por dezenas de assaltos em Salvador e cidades da Região Metropolitana, tendo confessado a sua participação no roubo de pelo menos 50 carros e motocicletas com outros três bandidos, que estão presos na delegacia à disposição da Justiça Criminal.

As diligências, que resultaram na prisão dos assaltantes, se intensificaram depois que os policiais da 27ª DP foram informados, por meio da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública, da presença de três homens em atitude suspeita, no interior de um automóvel preto, modelo Astra, parado em um ponto na Estrada do Coco.

Segundo o delegado Jacinto Alberto Correia da Silva, ao perceber a presença da polícia, os suspeitos fugiram em direção de Salvador, dando início a uma perseguição que terminou no Loteamento Jardim Independência, no distrito de Itinga, em Lauro de Freitas, com a prisão dos três ocupantes do veículo – Romildo Ribeiro, 20 anos, Ivan Carlos dos Santos Melo e Maurício Freitas, o Magrão, 23 anos.

Na casa ocupada pelos ladrões, os policiais encontraram dois revólveres calibres 38 e uma pistola Taurus 380, além de munição. Os bandidos, autuados em flagrante por posse ilegal de arma e indiciados em inquérito por roubo a mão armada, confessaram vários assaltos e disseram que no momento da abordagem, se preparavam para assaltar um posto de gasolina, na Estrada do Coco.

Identidade falsa

Os bandidos apontaram ainda Neuri Bilck como chefe da quadrilha. Surpreendido numa pousada em Guarajuba, ele tentou enganar os policiais apresentando uma carteira de identidade falsa com o nome de Marcelo Parucker. Desmascarado, foi conduzido à 27ª DP e autuado em flagrante por falsificação de documento público (artigo 297 do Código Penal Brasileiro), além de indiciado em inquérito por roubo a mão armada.

De acordo com as investigações realizadas pela polícia, um dos mais recentes assaltos praticados pelo grupo aconteceu no último dia 16, na cidade de Simões Filho, onde “Magrão” e Neuri Bilck, natural de Assis Chateubriand, no Paraná, renderam o proprietário do Astra, que estava em um posto de lavagem, e levaram o veículo. Este carro, a exemplo do que aconteceu com todos os outros roubados pela quadrilha, seria levado para uma oficina de desmanche, em Feira de Santana, e vendido por R$ 1.500 a R$ 3.000, dependendo do ano de fabricação.