“Nossos principais objetivos são evitar que os jovens, na faixa etária entre 15 a 29 anos, se tornem criminosos, e recuperar os que já tenham cometido delitos, criando políticas sociais para os egressos de presídios”. A afirmação do coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Zaqueu Teixeira, foi feita, hoje pela manhã (15), durante reunião com representantes dos governos estadual e municipal, no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia.

O encontro teve por objetivo tirar dúvidas sobre o programa, delimitar as áreas de atuação e definir os métodos utilizados nas comunidades analisadas. Segundo Zaqueu é importante que os órgãos, estaduais e municipais trabalhem em conjunto para que a população tenha uma melhor condição de vida. Lembrou que a SSP dividirá sua responsabilidade com as demais secretarias, ressaltando que “a segurança é um problema de todos”.

Para ele, outros tópicos importantes do Pronasci são o fortalecimento e melhoria das corregedorias de polícia, que receberão investimentos, principalmente para a especialização dos seus funcionários, e a implantação do Bolsa-Formação, que eleva o piso salarial dos servidores policiais, participantes de algum curso da Senasp, para R$ 1,4 mil.

O delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia, João Laranjeira, afirmou que o Pronasci será um programa vitorioso, que prevê investimentos na área social e na qualificação dos policiais. Ressaltou ainda que “a articulação entre estado e município, por meio de políticas públicas, diminuirá a necessidade de ações exclusivamente repressivas”.

Participaram também da reunião, o coordenador das Ações Sociais do programa, Francisco Rodrigues, o coordenador da Senasp, Jorge Quadros. o superintendente de Gestão Integrada e Ação Policial da SSP, delegado federal Expedito Teixeira, o assistente militar da SSP, coronel Sebastião Nascimento, a delegada Marilda da Luz, assistente do Depom, e diversos representantes de órgãos municipais.