A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a receber o Sistema Nacional de Identificação de Veículos em Movimento (Sinivem), por meio da parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O sistema, que brevemente será apresentado ao governo da Bahia, é mais uma arma contra o crime e a sonegação fiscal, segundo o coordenador de Inteligência da Senasp, Régis Limona.

Com monitoramento por meio de câmeras, ele é um sofisticado mecanismo de combate à criminalidade, principalmente nos casos de roubo ou furto de veículos e na fiscalização tributária.

Sua implantação no período do Carnaval reforçou as ações das polícias Civil e Militar durante a festa. A equipe de suporte operacional do sistema, chefiada por Limona, foi enviada à capital baiana por determinação do secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, diante da grandeza do Carnaval de Salvador e da necessidade de reforçar as ações policiais na folia.

Representando a Coordenadoria Geral de Inteligência da Senasp, Limona esteve recentemente no Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, no aeroporto de Salvador, onde falou sobre os benefícios proporcionados pelo Sinivem nas ações de combate ao crime.

Ele afirmou que o sistema, que já funciona em grandes cidades das regiões Norte, Sul e Centro-oeste do país, deve ser implantado em definitivo na SSP da Bahia, depois de uma detalhada avaliação do seu funcionamento no Carnaval.