LOCAL: Sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Federação.
DATA: 19.02.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 16h

O QUE É: Lançamento de três editais: do Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas (Pappe) Subvenção, de Pesquisadores nas Empresas e Apoio a Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), além de abertura oficial do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec) e do Programa Juro Zero. Na oportunidade, será assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e o Banco do Nordeste.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. PAPPE

Edital: Desenvolvido em parceria com a Secti, tem como objetivo financiar projetos que apresentem inovações tecnológicas em produtos, processos ou serviços oferecidos por empresas, incubadoras ou consórcios empresariais, desde que classificados como micro ou pequenas empresas.

Investimento: R$ 16,5 milhões.

Balanço: O Pappe já apoiou 81 projetos em edições anteriores, obtendo resultados positivos na confecção de máquinas para desidratação do tomate, desenvolvimento de brocas para perfuração de rochas, entre outros.

2. PESQUISADORES NAS EMPRESAS

Edital: Lançado pela primeira vez na Bahia, concederá bolsas para pesquisadores que atuarão em micro, pequenas e médias empresas baianas, fomentando a inovação tecnológica por meio da aproximação entre o setor produtivo e a academia. São parceiros da Fapesb, no edital, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secti.

Projetos: Serão aceitos os que tiverem como tema o desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que tenham como objetivo final aumentar a competitividade das empresas.

Recursos: Da ordem de R$ 1,5 milhão.

3. APOIO A SISTEMAS LOCAIS DE INVAÇÃO EM ICTs

Edital: Apoiará as ICTs com a finalidade de contribuir para a implantação e consolidação de políticas de inovação, gestão da mesma, fomento à aproximação com o setor produtivo e disseminação da cultura empreendedora e de propriedade intelectual no estado.

Propostas: Poderão ser feitas por instituições públicas ou privadas que tenham como missão executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. Juntamente com a Secti, são parceiros da Fapesb neste edital, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia/Instituto Euvaldo Lodi (Fieb/IEL) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Investimento: R$ 1 milhão.

4. INOVATEC

Programa: Ampliará a infra-estrutura de base tecnológica da Bahia. Poderão se beneficiar com o Inovatec as empresas e instituições dispostas a realizar novos investimentos de base tecnológica, além de órgãos da administração direta ou indireta nos níveis municipal, estadual ou federal que efetuem sistematicamente investimentos em ciência e tecnologia no estado. Contribuirá ainda para a consolidação do Parque Tecnológico que começa a ser implantado este ano, em Salvador.

Recursos: Da ordem de R$ 60 milhões.

5. JURO ZERO

Iniciativa: Dispõe de R$ 20 milhões para financiar atividades de inovação em micro e pequenas empresas. O financiamento é pago em 100 parcelas, sem a incidência de juros reais, período de carência e exigência de garantias reais. De todas as iniciativas com foco na inovação, essa é a única que é reembolsável.

6. PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Acordo: Proporcionará o lançamento de editais de interesse comum entre as instituições envolvidas, oferecerá bolsas de Mestrado e Doutorado para pesquisadores baianos e criará linhas de crédito para investimentos em incubadoras e empresas de bases tecnológicas da Bahia. O termo tem validade de dois anos, podendo ser renovado. Os valores dos editais e das linhas de crédito ainda estão em fase de definição.