O projeto de implantação dos Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais (CVTTs), coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi apresentado no Congresso Ibero-americano Cidadania e Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia, em Madri (Espanha). O projeto é uma importante ferramenta para elevar a base científica da Bahia, por atuar na capacitação tecnológica e profissional de jovens e adultos.

Segundo a coordenadora do projeto CVTTs, Elizabeth Vasconcelos da Costa, que apresentou o programa no Congresso, de 5 a 8 deste mês, umas das principais preocupações dos congressistas foi despertar o gosto pela ciência nos jovens, depois de constatarem que a juventude de vários países não manifesta muito interesse pelo assunto.

Profissionalização, pesquisa e extensão

Espaço onde a capacitação profissional estará aliada à pesquisa e à extensão tecnológica, o primeiro Centro Vocacional Tecnológico Territorial foi inaugurado em 19 de dezembro passado, em Feira de Santana. Denominado Áureo Filho, ele está funcionando nas dependências do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb), no bairro da Santa Mônica, graças a uma parceria entre a Secti e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). No total, a Bahia vai receber 37 CVTTs, cada um ligado à vocação do território instalado, como turismo e tecnologia da informação e comunicação, dentre outros.