Depois de ter registrado, no ano passado, um acréscimo de 87% no número de profissionais colocados no mercado, o Serviço de Intermediação para o Trabalho, do Governo do Estado, iniciou 2008 com números ainda mais expressivos. A unidade central de atendimento do SineBahia acaba de completar pouco mais de um mês de funcionamento e aparece como o maior expoente desse crescimento.
Este ano, em Salvador, já foram captadas mais de 3.300 vagas, com 1.309 profissionais colocados e 44 mil atendimentos realizados. O resultado é conseqüência dos investimentos feitos pelo Estado no âmbito do Sistema Público de Emprego.
Implantado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o SineBahia concretiza a concepção de unidades de atendimento que integram as ações de apoio ao trabalhador vinculadas ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) e oferecem apoio a micro e pequenas empresas.
Além da pré-seleção, serviço desenvolvido por uma equipe especializada de Psicologia, a unidade central começou a ministrar as oficinas de Português, Matemática e Orientação para o Trabalho, além de qualificação em Informática, Telemarketing e Técnicas de Vendas.
A identificação das necessidades de treinamento, que oferecem subsídios para o planejamento e execução das oficinas e cursos de qualificação oferecidos, é feita pela Supervisão de Qualificação junto aos consultores externos, que, em contato constante com as empresas, identifica as tendências de mercado e as competências necessárias aos candidatos para acesso às vagas.
Os processos de pré-seleção identificam as maiores carências dos candidatos reprovados, que são encaminhados para turmas específicas de capacitação alinhadas às necessidades de cada um. Segundo o gerente do SineBahia, Joviniano Queiroz, o objetivo é ampliar a qualificação do trabalhador, “focando as ações nos quesitos que mais reprovam em processos seletivos, gerando maior empregabilidade”.

Banco de dados

Com 508.215 candidatos cadastrados, o SineBahia possui o maior banco de dados de trabalhadores para intermediação do estado e a tendência é o crescimento deste número.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, o aumento da capacidade de atendimento das unidades e do número de vagas captadas vai gerar maior possibilidade de colocação profissional para os trabalhadores que buscam o serviço.
As mudanças implementadas não se restringem a Salvador. Elas abrangem os outros 101 municípios do estado que possuem unidades do SineBahia. O modelo conceitual utilizado na unidade central de Salvador, caracterizado pela integração de vários serviços em um único local, também é contemplado nas cidades de médio e grande porte.