O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, participam amanhã (20) e quinta-feira (21), em São Paulo, do 14º Workshop CVC, evento que reúne empresários e autoridades do turismo nacional e internacional para anunciar as novidades do setor para 2008/2009. É um importante encontro que sediará a 40ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo e marca a abertura do calendário de turismo brasileiro.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, também estarão presentes na abertura dos trabalhos. A ministra fará pronunciamento sobre o lançamento do programa Prodetur Nacional, que destinará recursos ao desenvolvimento de pólos turísticos das regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte. 

Cerca de dez mil agentes de turismo do Brasil e de 30 outros países estarão participando do Workshop. Para Leonelli, a presença da Bahia nesse evento é importante pelo fato de ser um dos principais destinos dos clientes da operadora,  uma das maiores do país. Do total de turistas trazidos pela CVC em 2007 para o Nordeste, mais de 25% escolheram a Bahia como destino preferido.

Em 2007, somente para Porto Seguro, destino líder de vendas, a operadora embarcou quase 150 mil pessoas. No ano passado as cidades do Nordeste receberam cerca de 600 mil pessoas, sendo que 25% desse total escolheram a Bahia como destino. Esse número tende a crescer gradativamente uma vez que grandes grupos hoteleiros têm concentrado investimentos na região, principalmente na construção de novos empreendimentos, o que contribui para o aumento das ofertas. 

A justificativa para o sucesso do Nordeste começa pela sua própria beleza, que tem na extensão de todo o seu litoral, a maior concentração de praias do país. E tanto brasileiros como estrangeiros gostam de praias, clima quente, destinos turísticos que ofereçam fácil acesso, boa infra-estrutura turística e hoteleira, um notável patrimônio histórico-cultural.

A Bahiatursa estará com um stand montado no evento, onde os agentes de viagem poderão conhecer os novos produtos turísticos do estado e obter informações dos técnicos da empresa. O turismo Étnico, o Religioso, o Cultural e o Enoturismo serão os destaques, sem esquecer o turismo de Sol e Praia. O diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Paulo Guaranys, estará a frente do stand que, além dos produtos turísticos, tem como novidade a presença de baianas trançadeira e charuteira.

Com vestimentas tradicionais, as baianas irão recepcionar os visitantes: uma delas estará fazendo trancinhas (tererê) e uma outra realizando uma demonstração de como se faz um dos melhores charutos do país, o da região do Recôncavo Baiano. A partir deste evento, essas baianas vão participar dos 45 eventos promocionais que estão programados para serem realizados pela Bahiatursa, este ano, em todo o país.