“Mais 70 funcionários serão contratados pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA), por concurso público, já autorizado pelo governador Jaques Wagner, para acelerar os processos de licenciamento ambiental”, declarou nesta sexta-feira (29) o secretário de Meio Ambiente, Juliano Matos, durante o XVII Fórum Estadual de Turismo, presidido pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

A notícia foi muito bem recebida pelos prefeitos, empresários, entidades governamentais, representantes da sociedade civil e secretários municipais de cultura e turismo, entre as mais de 100 pessoas reunidas no salão Xangô, do Centro de Convenções da Bahia.

O secretário do Turismo destacou o fato de que está em tramitação na Assembléia Legislativa um projeto de lei que pode acelerar o processo de licenciamento ambiental, já que corrige alguns pontos que permitem interpretações diversas.

O secretário do Meio Ambiente defendeu a utilização da análise prévia dos projetos para dar uma maior agilidade nos processo de licenciamento. Segundo ele, os investidores poderiam se informar primeiro sobre a viabilidade ambiental dos projetos que querem implantar para evitar algum transtorno. O zoneamento da APA da Baía de Todos os Santos, que está em curso, foi citado como exemplo.

A presidente da Associação Baiana de Turismo Rural, Jane Figueiredo, ressaltou que a realização do Fórum para discutir a questão ambiental e o turismo é muito oportuna para o turismo rural. Leonelli aproveitou para informar que conseguiu junto ao Ministério do Trabalho, com o apoio da deputada Lídice da Mata, recursos no valor de R$ 2,4 milhões para a qualificação de 1.200 jovens da área rural.