Numa homenagem ao mais baiano e revolucionário dos movimentos musicais brasileiros – o Tropicalismo, que completa 40 anos –, Gal Costa, Tom Zé, Jorge Mautner, Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Tuzé de Abreu prometem uma apresentação apoteótica no palco montado no mar da praia do Porto da Barra.

Os shows fazem parte da programação do projeto Praia 24 Horas, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), que acontece neste sábado (1º de março), pela terceira vez, de graça. Outros artistas como Aderbal Duarte, Jota Veloso, Luciano Bahia, Mariela Santiago, Gazineu, Paulo Levita e Palmyra integram a grade da programação.

O projeto vai homenagear também ícones da Tropicália, a exemplo de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Wally Salomão, José Carlos Capinan e Glauber Rocha. As atividades do Praia 24 Horas começam às 8h, com práticas esportivas de peteca, vôlei, frescobol, futevôlei, capoeira e ginástica.

Programação de rua

A partir das 18h, no Forte de Santa Maria, os artistas plásticos se reúnem na Praça das Artes, onde famosos pintores baianos e de outros locais aproveitam o cenário inspirador para criar obras que serão leiloadas posteriormente. O dinheiro arrecadado será doado às Voluntárias Sociais da Bahia. As telas, tintas e pincéis são fornecidos pelo Estado.

Na praça do Forte de Santa Maria também ficam a feirinha de artesanato e o cinema livre da Petrobras, que exibirá vídeos sobre a Tropicália e filmes de Glauber Rocha.

Próximo ao Instituto Mauá está localizada a feira gastronômica para vender comidas típicas da Bahia. Como parte da programação de sábado, será conhecido ainda o caldinho vencedor do concurso lançado pela Bahiatursa, com a participação de oito restaurantes do Porto da Barra.

A partir das 19h, o público poderá acompanhar o cortejo do grupo musical Paroano Sai Milhó e as performances do Teatro Filó. A capoeira e a orquestra de berimbau do Projeto Axé completam a programação.