Para atrair e prolongar a permanência de turista, este mês, na Bahia, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa criaram o “Espicha Verão”, um mega evento envolvendo, até o dia 1° de março, das 18 às 6h, shows musicais, teatro, cinema, exposições, competições esportivas, feiras de artesanatos e gastronomia.

A primeira programação será “Praia 24 horas do Porto da Barra”, que começa no dia 16 (sábado), em homenagem a Jorge Amado e a Dorival Caymmi, com a presença da família Caymmi. O dia 23 será dedicado às comemorações dos 50 anos da Bossa Nova, homenageando nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Menescal e Carlinhos Lyra. No dia 1º de março, as homenagens serão para os 40 anos da Tropicália.

Alguns shows vão acontecer em palco flutuante e barquinhos serão colocados à disposição de quem quiser fazer um passeio rápido pelo Porto da Barra e até tomar banho de mar à noite. Nos fortes de Santa Maria e de Santo Antonio haverá exposições e exibição de filmes.

Na areia da praia serão realizadas aulas de alongamento, ginástica e swing baiano, competição de vôlei de dupla e futevôlei e peteca. Ainda estão previstas feiras de artesanato e de gastronomia, mostra de teatro itinerante, músicas ao vivo relembrando os velhos tempos da MPB, samba e Bossa Nova, exposições de artes plásticas, desfile de moda afro, mostra de filmes, concursos de esculturas na areia e de fotografia, desfile das bandas Habeas Copos e Paroano Sai Melhor e campanha de conscientização Praia Limpa.

A Setur e a Bahiatursa vão contar com apoio de 30 órgãos dos governos estadual e municipal. Uma parceria será feita com o Sebrae visando promover ações junto aos comerciantes locais, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, explica que a participação dos moradores da Graça e da Barra, por meio de suas associações tem sido fundamental para a concretização do projeto, que deverá revitalizar a área, considerada um cartão postal de Salvador, mas há anos enfrentando um processo de degradação, com a presença de pedintes e prostitutas.

A idéia do órgão é transformar o Porto da Barra numa grande área de entretenimento e lazer, com uma programação bem variada, gerando emprego e renda. A depender de sua aceitação, o projeto poderá ser expandido para outras praias da capital e do interior do estado.