O governo da Bahia e a Coelba firmaram convênio de cooperação técnica para promover o uso eficiente dos recursos de energia elétrica nos órgãos e entidades do Estado. Com a parceria, todos os itens de material que impliquem em consumo de energia terão suas especificações atualizadas. Na prática, a medida vai permitir que o governo passe a adquirir equipamentos elétricos dentro dos padrões técnicos de excelência, no que se refere à eficiência energética.

Serão inspecionados os itens elétricos do Catálogo Geral de Material e Serviços, gerenciado pela Secretaria Estadual da Administração (Saeb). A partir daí, a aquisição dos produtos observará as normas instituídas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), executado pela Eletrobrás, via Selo Procel. O convênio prevê também a capacitação de 280 servidores e empregados públicos que atuam nas áreas de material, construção e manutenção de órgãos públicos.

“A parceria com a Coelba faz parte das ações do Compromisso Bahia – Programa da Qualidade do Gasto Público e reitera o comprometimento do Estado com a utilização eficiente dos recursos públicos”, explicou o secretário da Administração, Manoel Vitório. Instituído pela Saeb, o Compromisso Bahia agrega conceitos integrados, como bom desempenho, economia de recursos e satisfação dos usuários.

O convênio com a Coelba determina ainda o encaminhamento mensal à Saeb dos registros de leitura do consumo de energia elétrica de cada unidade do Estado, o que permitirá um acompanhamento mais detalhado dos gastos e conseqüentemente um melhor planejamento.