O Parque da Cidade, no Itaigara, ganhou um atrativo a mais, nesta quarta-feira (26), com a abertura das atividades que integram a Semana da Água, promovida pela Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com demais órgãos do estado.
Uma exposição fotográfica temática sobre água, exibição de vídeos educativos, apresentações teatrais e parte de uma colméia com abelhas em plena atividade estão entre as novidades que o público poderá ver até sábado (29), ao visitar os estandes montados na entrada principal do parque.
Dez fotos compõem a exposição “Somos Água”, do fotógrafo André Carvalho, da SRH, que mostra como os rios fazem parte do cotidiano de habitantes, por exemplo, das cidades de Juazeiro, banhada pelo Rio São Francisco, e Cachoeira, pelo Rio Paraguaçu.
Seu objetivo é fazer as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos compreenderem a relação das comunidades ribeirinhas com os rios. “Os indígenas, por exemplo, dançam para que chova. Há todo um sentimento das comunidades tradicionais e ribeirinhas com a água, porque usam o rio para irrigar suas plantações, para pescar, pra tudo. É preciso que todos tenham cuidado com a água, tanto quem vive na beira do rio, quanto quem mora nas grandes cidades”, afirma.
Em outro estande, a Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) apresenta informações, dentre outras coisas, sobre manejo de animais. Os militares ambientais mostram como é importante preservar a fauna e a flora e como a natureza está sendo agredida pelo homem, por meio de queimadas e do desmatamento, comprometendo a biodiversidade como um todo, inclusive, os mananciais.
Também tem o estande da Embasa, que montou uma maquete para esclarecer como é feito o tratamento do esgoto de Salvador, de modo que a água tratada seja lançada ao mar, sem resíduos sólidos e sem comprometer a vida marinha.
Consta ainda da programação, a apresentação, às 10 e às 15h, de peças teatrais, com mensagem educativa, direcionada, principalmente, ao público infanto-juvenil. No sábado, às 10h, o Coral da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) apresentará um repertório todo especial abordando o tema água.
Parque São Bartolomeu
A Semana da Água será marcada também por uma Caminhada Ecológica, no Parque São Bartolomeu, sábado, de 8h30 às 11h30, envolvendo alunos de escolas públicas municipais, universitários de gestão ambiental, moradores do entorno e a Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu.
Haverá coleta de lixo, apresentação teatral, grupo de capoeira, dança afro-indígena, oficina com materiais reutilizáveis, exposição de pintura acrílica sobre tela com o tema água e plantio de mudas nativas. O evento será encerrado, às 11h, com a apresentação conjunta do Coral da Embasa e a Orquestra Sinfônica dos Alunos das Escolas Municipais de Salvador.