Durante a Operação Páscoa, que o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realizou este mês, pelo menos quanto aos ovos de chocolate, o consumidor pode ficar tranqüilo. Do universo fiscalizado, apenas um produto foi reprovado no critério quantitativo, pois o peso real verificado foi menor do que o divulgado na embalagem.

Das variedades oferecidas ao consumidor, cerca de 100 tipos de ovo de chocolate foram verificados, totalizando mais de 1.600 unidades avaliadas de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Inmetro.

Além do aspecto quantitativo do chocolate, os brinquedos e brindes existentes no interior dos ovos também foram avaliados quanto à existência do selo. Dos mais de 8.300 brindes verificados, apenas 83 não estavam em conformidade.

A fiscalização de produtos pré-medidos (aqueles pesados na ausência do consumidor), que são mais consumidos na Semana Santa, foi realizada em supermercados e fábricas.

Dentre os produtos verificados pelo Ibametro, estavam grãos, cereais, hortifrutigranjeiros e peixes, itens que compõem a lista dos ingredientes para o almoço da Páscoa. Neste grupo, foi constatada uma reprovação de 10% do peixe tipo salmão. Já em relação ao bacalhau, não foi encontrada irregularidade nos pontos fiscalizados.

Perícia em laboratório

A verificação em fábricas foi realizada com a coleta de produtos para a perícia em laboratório. Dentre os produtos analisados nos oito laboratórios do instituto, também estão itens como leite de coco e azeite de dendê. Todos foram aprovados pelo Ibametro.

O vinho, também muito consumido nesta época, foi periciado quanto aos aspectos quantitativo e formal (se a embalagem possui todas as exigências do Inmetro), obtendo-se 80% de aprovação.