O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) inicia segunda-feira (31), prosseguindo até o dia 4 de abril deste ano, a Operação Linha Branca, que consiste na fiscalização, em todo o estado da Bahia, de lojas que comercializam produtos eletroeletrônicos.

Durante a ação serão verificados condicionador e refrigerador de ar, máquina de lavar, geladeira, freezer, frigobar, fogões e bebedouros elétricos, entre outros produtos, que devem possuir a etiqueta com as adequadas especificações.
Em todas as etiquetas devem conter nome do fabricante, marca comercial (logomarca), letra correspondente à eficiência, modelo/tensão e tempo máximo de conservação, além de informações específicas de cada produto como tipo de degelo, volume do congelador, volume do compartimento refrigerado, capacidade de congelamento, para aparelhos como freezer e geladeira.

Os produtos que apresentarem irregularidades serão interditados ou apreendidos. No caso de interdição, o estabelecimento tem de apresentar a nota fiscal do fabricante. A regularização só acontece quando o fabricante, acionado pelo estabelecimento, ajusta o produto de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro). Caso o produto não se adeqüe às normas estabelecidas, o Ibametro realizará a apreensão.

As operações realizadas pelo instituto fazem parte do "Plano Anual de Fiscalização", estabelecido pelo Inmetro, e acontecem em todo o país.