Na semana que os baianos comemoram os 459 anos de Salvador, o governador Jaques Wagner destaca, em seu programa de rádio, nesta terça-feira, 1º, as obras realizadas pela administração estadual na cidade e o título de cidadão soteropolitano recebido na Câmara de Vereadores. Entre os ‘presentes’ do Estado para a cidade citados no Conversa com o governador, Wagner ressaltou a requalificação do Estádio de Pituaçu e as construções do Hospital do Subúrbio, da Via Portuária e do Sistema Viário Dois de Julho. O programa está disponível no site da comunicação do Governo da Bahia, em www.comunicacao.ba.gov.br/conversa.

Para o governador baiano, o título de cidadão soteropolitano foi um momento muito importante onde pôde rever antigos vizinhos, companheiros de luta sindical e estar entre amigos e familiares. “Foi bastante emocionante reencontrar pessoas que marcaram”. A homenagem foi proposta pelo então vereador Sérgio Carneiro que atualmente exerce o mandato de deputado federal.

Durante o programa, Wagner ressaltou a relação de amizade que tem com os moradores do Subúrbio Ferroviário e falou sobre a construção de um hospital em uma das regiões mais carentes e populosas da capital baiana. A unidade contará com 230 leitos, sendo 30 de UTI, centro cirúrgico, ala especializada em queimados e uma de bioimagem, com equipamentos de tomografia, ultra-sonografia e Raio-X. “Depois de 18 anos, Salvador contará com um hospital de grande porte, que também atenderá os moradores do interior”.

Na área de infra-estrutura, o Governo do Estado, em parceria com a União, está viabilizando a implantação do Complexo Viário Dois de Julho, na localidade do aeroporto e a Via Expressa Portuária que vai ligar a BR-324 ao Porto de Salvador. Juntos, os dois projetos reúnem investimentos de R$ 410 milhões. “Serão construídos túneis, viadutos e novas pistas de rolagem. Assim reduziremos os acidentes e congestionamentos nas avenidas urbanas da cidade”. As obras de escoamento de tráfego no aeroporto serão concluídas ainda este ano.

Os serviços de reconstrução d Estádio de Pituaçu também foram lembrados pelo governador Jaques Wagner em seu programa de rádio. Ele reafirmou os investimentos de R$ 22 milhões na praça esportiva, que tem o projeto baseado nas exigências da FIFA e do Estatuto do Torcedor, com capacidade para 32 mil pessoas. “Também vamos preparar a estrutura para a construção do novo estádio da Fonte Nova, pois Salvador deve ser uma das sub-sedes da Copa de 2014”.

No fim do programa, Jaques Wagner também destacou a assinatura de um convênio com o Ministério do Turismo para investimentos de R$ 27 milhões no setor. Para Salvador, ele pontuou que uma parte destes recursos será investida na climatização de dois andares do Centro de Convenções.