Wolfgang Amadeus Mozart é o homenageado da nova série de concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia, "Mozart nas Igrejas". O  compositor e músico austríaco, que nasceu há mais de 250 anos e continua célebre em pleno século 21, terá sua obra revisitada em cinco concertos realizados em diversas igrejas de Salvador.

A primeira apresentação acontece na próxima quarta-feira (12), às 20h, na Catedral Basílica, e terá a regência do maestro inglês Christopher Warren-Green e a participação da solista Betina Stegman, ao violino. No repertório, a abertura da ópera O Rapto do Serralho, o Concerto nº 5 para violino e Orquestra, e a Sinfonia nº 40. As apresentações são gratuitas.

A Série “Mozart nas igrejas” é uma das novidades da OSBA em 2008. O público baiano terá a oportunidade de ouvir as mais significativas obras do compositor com regentes e solistas de renome internacional, como Christopher Warren-Green, Maria João Pires e Alex Klein. O trabalho específico sobre a obra de Wolfgang Amadeus Mozart completa o ciclo iniciado em 2007 com Beethoven e Brahms de sinfonias e concertos, contribuindo na consolidação e desenvolvimento do repertório sinfônico.

“Escolhemos Mozart pelo gênio que é e pela diversidade e riqueza do seu repertório”, afirma o gestor da OSBA e curador da série, Ricardo Castro. A temporada irá apresentar concertos para solista, sinfonias e obras de música de câmera, entre outras, além de em alguns casos uma exposição sobre o compositor nas salas anexas, com projeção de vídeos.

“Os regentes e solistas convidados têm uma relação especial com Mozart e estão na vanguarda da interpretação”, pontua Castro, lembrando ainda que a série irá buscar elementos sonoros próprios à época, começando pela acústica das igrejas. “Queremos ainda apresentar uma leitura mozartiana livre de preconceitos, que se caracterize mais pela inconstância do que por parâmetros puramente técnicos confundidos com o estilo. Muitos, por medo de caírem no romantismo, excluem equivocadamente deste repertório a emoção", desafia, lembrando ainda que os concertos vão buscar elementos sonoros próprios à época, começando pela acústica das igrejas.

Christopher Warren-Green – Para reger a apresentação, a OSBA convidou o maestro inglês Christopher Warren-Green, que já esteve à frente da Sinfônica da Bahia em 2007 com uma atuação memorável e participou da abertura da temporada 2008 no último dia 5. Warren-Green foi spalla da Philarmonia Orchestra de Londres. Bem-sucedido na carreira de solista, passou a colaborar com renomados maestros e em 1988 foi nomeado diretor musical e regente principal da London Chamber Orchestra. Sua popularidade resultou em um convite da família Real para um concerto que marcou o aniversário dos 80 anos da rainha da Inglaterra.

Betina Stegman – Nascida em Buenos Aires, a violinista iniciou seus estudos em São Paulo. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia e logo após seguiu para Tel Aviv, Israel. Como recitalista e solista apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália) estreando obras de compositores contemporâneos. Atualmente integra o Quinteto D’Elas, com quem ganhou em 1998 o Prêmio Carlos Gomes na categoria de música de câmara. É spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, membro da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

SERVIÇO:
O quê: Série “Mozart nas Igrejas” – Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)
Regente: Christopher Warren-Green
Solista: Betina Stegman