“Empreendedorismo para egressos” é o tema do seminário que a Superintendência de Assuntos Penais, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizará de terça (11) a quinta-feira (13), com o objetivo de incentivar egressos e internos do sistema prisional a desenvolver atividades geradoras de emprego e renda.

A convite da SJCDH, o presidente do Centro de Integração Social e Cultural (Cisc) do Rio de Janeiro, Ronaldo Monteiro, trará as experiências da Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE), projeto desenvolvido nas unidades prisionais cariocas, que apóia iniciativas empreendedoras de internos e realiza encaminhamentos a postos de emprego.

O evento terá início 8:30 de amanhã, na Penitenciária Lemos Brito (PLB), unidade onde já existe um grupo de internos que fabrica móveis, peças artesanais e brinquedos, contando com o apoio de familiares na aquisição de matéria-prima e venda de produtos.

À tarde, o tema vai ser debatido na Pastoral Carcerária para os egressos do sistema prisional, vinculados ao Programa “Liberdade e Cidadania”. Criado em 2002, o programa visa promover, facilitar e incentivar o acesso de egressos e liberados sob regime condicional a ações sócio-educativas voltadas para a capacitação.

Na quarta (12), às 8:30h, será a vez dos internos da Colônia Lafayete Coutinho (CLC) conhecer experiências de negócios desenvolvidos por reclusos e ex-reclusos. O encerramento do seminário acontecerá na quinta-feira, com palestra no Conjunto Penal Feminino (CPF).