A atividade econômica de Salvador, medida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão de pesquisa da Secretaria do Planejamento do Estado, confirma para 2008 a continuidade da trajetória de expansão do ano passado. O Índice de Movimentação Econômica (IMEC/SEI) sinalizou crescimento de 9,0% na atividade econômica da capital em janeiro, quando comparado com o mesmo mês de 2007. Em relação a dezembro de 2007, o crescimento foi de 4,5%.

“Em uma análise de longo prazo, ratifica-se a tendência de expansão da economia. Essa tendência é confirmada pelo índice acumulado nos 12 meses, que teve crescimento, atingindo 7,7%, até janeiro, contra 7,3% até dezembro de 2007. Nesse mesmo período, todas as variáveis que compõem o índice registraram alta”, explica Luiz Mário Vieira, coordenador de Análise Conjuntural da SEI.

Entre as variáveis, o indicador revela, em janeiro, a ampliação na movimentação de passageiros, o aumento do deslocamento de cargas portuárias e aeroportuárias e expansão dos consumos de energia elétrica e de combustíveis.
A atual fase de expansão da atividade econômica está relacionada diretamente com os bons números do mercado de trabalho, os quais apontam crescimento nos rendimentos dos trabalhadores e queda no nível de desemprego, fatores impulsionam ainda mais a dinâmica econômica.

O IMEC/ SEI tem como base um conjunto de variáveis que revelam, principalmente, a movimentação de pessoas e cargas. “Ele traduz, por associação, as causas que fundamentam tais movimentos que, em geral, são decorrentes das ações dos agentes econômicos e cujos reflexos deverão ser também captados por outras pesquisas conjunturais”, diz o economista.