Marco inicial do ano letivo na rede estadual de ensino, a Jornada Pedagógica começou nesta segunda-feira (3) e vai até a próxima sexta-feira em 1.753 estabelecimentos de ensino, proporcionando a 45 mil professores interação, troca de idéias, experiências e discussão das propostas pedagógicas e metodológicas com o objetivo de tornar a escola um local cada vez mais atrativo para os alunos.

Além de representar um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica, a jornada é também uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a realidade educacional no estado. Assim aconteceu com seis colégios de Mussurunga, São Cristóvão e Bairro da Paz, que realizaram o primeiro dia de jornada conjuntamente.

Professores, coordenadores e dirigentes dos colégios estaduais Quinze de Novembro, Mestre Paulo dos Anjos, Tourinho Dantas, Helena Matheus, Professora Dirlene Mendonça se reuniram no Colégio Estadual Raul Sá para socializar as experiências e obter um melhor desempenho do processo ensino aprendizagem.

“Sempre fizemos a jornada separada. Espero que este seja o pontapé inicial para que haja uma maior aproximação entre as escolas. Temos diretrizes básicas e, a partir delas, vamos construindo sub-caminhos”, destacou a professora de Matemática do Dirlene Mendonça, Andréa Pereira.

Embora o planejamento seja uma atividade habitual que antecede o ano letivo, desta vez, todas as discussões estão pautadas nas concepções e princípios que norteiam a construção da Escola de Todos Nós. “Não acontece ano letivo sem planejamento. É a mola mestra para que alcancemos o nosso objetivo de ver o sucesso dos alunos”, defendeu a diretora do Raul Sá, Liliane Fonseca.

Mais do que um momento preparatório para o início do ano letivo, o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, ressaltou que semana pedagógica chama a atenção de todos os docentes para o compromisso de melhorar a qualidade da educação na escola. Realizada nas 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc), ela acontece em municípios e pólos. Presente no encontro que uniu seis colégios do Raul Sá, a diretora da Direc 1 A, Valquíria Leal, destacou que o professor está tendo a oportunidade de se conscientizar do papel que precisa desenvolver na escola.

No Centro Educacional Escola Parque Carneiro Ribeiro, o encontro foi dedicado sobretudo os coordenadores para que se sintam motivados para receber os professores. O coordenador é o articulador do processo em si. Sem ele, não existe unanimidade entre a escola e o processo ensino aprendizagem”, pontuou o diretor do estabelecimento, Gedean Ribeiro.

Nesta terça-feira (4), os coordenadores – que foram hoje recebidos pelo diretor – vão acolher 300 professores para o início da jornada pedagógica. Tidos como o elo que liga a ação pedagógica dentro da escola, os coordenadores estarão mais motivados para essa recepção. “Para que incentivemos é necessário ser incentivado e o diretor, com muita sabedoria, fez essa recepção calorosa”, afirmou a coordenadora do Núcleo Artístico do Centro, Silvana Pereira.

A coordenadora Ivonete Amorim ressaltou que a unidade sempre buscou preservar uma gestão participativa e que, nesse momento, ela acolhe o corpo técnico com o objetivo de contagiá-lo para receber os professores. “Nós sempre estamos realizando este trabalho de acolhida dos professores e agora somos acolhidos. Isso ajuda a nos sentir co-participe dessa gestão em que os sujeitos pensam de forma partilhada”.

Revitalização

No Colégio Central, o ponto principal das discussões também é a revitalização do mais tradicional colégio da capital baiana, A proposta é fazer um diagnóstico da situação e, posteriormente, apontar saídas por meio do desenvolvimento de práticas metodológicas e pedagógicas. “Toda a equipe do colégio está engajada na sua revitalização. Queremos tornar a escola um espaço mais atrativo. Já constatamos que essa diferenciação requer maior incentivo à leitura e investimento nas iniciativas artísticas e culturais”, informou o diretor Jorge Nunes.

Uma equipe técnica da Sudeb acompanha a jornada, que está levantando as necessidades do coletivo de professores da rede pública estadual. Para a SEC, a jornada representa muito mais que discussões de cunhos teóricos. Ela se configura também como um momento do planejamento para o ano letivo nas escolas.