LOCAL: Sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
DATA: 06.03.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Apresentação do novo telecurso.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROJETO: Será apresentado pelos presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, e da Fundação Roberto Marinho (FRM), José Roberto Marinho. O objetivo é mostrar ao governador baiano como a metodologia do novo telecurso pode ser implementada nas escolas da rede pública e nos ensinos fundamental e médio. Ainda este mês, eles viajam para Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

NOVO TELECURSO: Registrará as mudanças históricas, geográficas, científicas e tecnológicas, terá programas sobre as novas disciplinas do currículo do ensino médio, como Filosofia, Artes Plásticas, Música, Teatro e Sociologia, e novos cursos profissionalizantes, como Gestão de Pessoas, Projetos de Manutenção e Administração da Manutenção. Outra novidade é a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva. O novo telecurso que, a partir de agora, estará disponível em dvd, também terá legendas, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e um portal na internet.

HISTÓRICO: Desde que começou, o programa vem ampliando gradativamente a sua atuação. Além de ser exibido pela TV, implementa, em todo o país, telessalas a partir de parcerias com governos estaduais, empresas, instituições, Organizações Não Governamentais (ONGs) e o governo federal.

BALANÇO: Ao todo, foram produzidas 72 novas aulas, sendo que mais de 1.500 passaram por modificações e atualização. Além disso, 43 novos livros foram concebidos, o material didático dos alunos foi reformulado e, pela primeira vez, um conteúdo específico foi criado para os professores, com livros para cada uma das disciplinas. O curso de Mecânica foi revisado e os novos cursos profissionalizantes contarão ainda com material didático e programas específicos.

PORTAL: Incentivará um intercâmbio permanente, em todo o país, entre professores e alunos, tornando acessível as melhores experiências vivenciadas tanto nas telessalas do interior de Pernambuco, quanto em presídios em São Paulo, por exemplo. O portal, que manterá um cadastro de todos os interessados em obter mais informações sobre o novo telecurso, entra no ar no mesmo dia do programa (24 de março), pelo site www.novotelecurso.org.br. Fotos, filmes e making of das gravações e curiosidades gerais do programa serão disponibilizados para os internautas.

TELESSALA: Metodologia de implementação do Telecurso, é uma sala de aula equipada com um aparelho de vídeo/dvd e uma TV, mapas, livros, dicionários e outros materiais didáticos. O aluno contará com o acompanhamento de um professor e pode concluir o ensino fundamental ou o médio de acordo com a disponibilidade de tempo que ele tem para os estudos. Com a telessala houve uma quebra de paradigma na relação entre espaço e tempo, pois o aluno assiste às aulas como e quando pode.