Num ritual sacramentado pelos 45 conselheiros da Universidade Estadual da Bahia, e por uma platéia em sua maioria composta por afro-descendentes, o mestre das artes e das letras Abdias do Nascimento recebeu, na noite desta segunda-feira (17), no Teatro Castro Alves, o título de Doutor Honoris Causa, a maior das honrarias conferidas a um mestre do saber pela Uneb.

Natural do interior de São Paulo e cidadão do mundo, o professor, escritor, dramaturgo, poeta e artista plástico foi condecorado com borla e pelerini (adereços de pescoço e cabeça próprios do título) pelo reitor Lourisvaldo Valentim, recebeu uma placa das mãos do secretário da Educação Adeum Sauer e foi tornado, enfim, Doutor com o diploma oferecido pelo governador da Bahia, Jaques Wagner.

O grau foi concedido pelo conjunto da obra, saber e luta em favor dos negros por seis décadas. Aos 94 anos, de frágil aparência física mas de uma vívida lucidez, professor Abdias não só aceitou o título e grau, como também prometeu cumprir com ternura a missão alí atribuída.

“Receber esse título na Bahia significa me reintegrar à minha pátria que sempre foi a mãe África”, disse.
Além dos secretários Walmir Assunção (Sedes), Luis Alberto dos Santos (Sepromi), parlamentares e comunidade acadêmica, a solenidade foi prestigiada por representantes de movimentos ligados à luta pela afirmação e inserção social dos negros, como mestre Didi e Mãe Stella de oxóssi.

Para o governador Jaques Wagner é uma honra iniciar as comemorações do Jubileu de prata da Uneb concedendo um título tão importante à uma pessoa tão nobre. “Mestre Abdias é uma referência não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, afirmou.