Um grupo de parlamentares alemães, liderado pelo vice-presidente da Assembléia Nacional da Alemanha, Hermann Otto Solms, visitou na manhã desta terça-feira (25) o colégio estadual Dr. Ailton Pinto de Andrade, no Lobato.

O colégio desenvolve, desde o ano passado, o projeto Comunidade Envolvida, Escola Protegida, que tem como meta reduzir a depredação das instalações com a participação da população do bairro nas atividades extra-curriculares. “O projeto suscita o desejo de conservação do patrimônio quando os moradores, além dos alunos, participam das atividades”, afirmou Marina Souza, coordenadora do colégio.

Diversas oficinas realizadas nas salas de aula nos fins de semana, como a de violão, artesanato e teatro, recebem apoio de uma ONG alemã.

Durante a visita dos deputados, exibições de grupos de street dance e hip hop da própria comunidade animaram os alunos e os alemães, que deram sinais de aprovação com discretos balançar de ombros e pés.

Fundado há 26 anos, o colégio está localizado no bairro onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo do Brasil, atualmente considerada uma área vulnerável para atos de vandalismo.

À tarde, os deputados mais o cônsul geral da Alemanha em Recife, Hans Jürgen, serão recebidos pelo governador Jaques Wagner na governadoria, para tratar de assuntos relacionados às áreas econômicas e sócio-políticas. O tema energias renováveis também está na pauta.