O secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, inaugurou, hoje (28), anexos de unidades escolares em Serra Grande e Guaimbi, distritos de Valença, que passam a contar com ensino médio para as suas populações. No primeiro, a SEC vai atender a uma demanda da comunidade de mais de oito anos. O anexo do Colégio Estadual Osvaldo Andrade do Nascimento possui quatro salas de aula, laboratório, quadra e piscina e atenderá a 400 estudantes.
Em Guaibim, foi inaugurado o anexo do Colégio Estadual João Cardoso, com três salas para atividades do ensino médio e um laboratório, que funcionará nos turnos matutino e noturno – neste último turno, as vagas foram todas preenchidas. O secretário enfatizou que, em 2009, as unidades passarão a oferecer ensino profissionalizante.
“Há muito tempo que o povo de Serra Grande vem reivindicando esse anexo, mas as pessoas apontavam a inviabilidade”, afirmou o coordenador do anexo, Jailton Alves Costa, um dos principais articuladores da comunidade junto à Diretoria Regional de Valença (Direc-05). “Isso só foi possível devido à mudança. Serra Grande dá seu vôo às alturas e mostra a força do povo da roça”, comemorou.
Na região, pessoas que há até 20 anos não estudavam retornaram à sala de aula após a chegada do ensino médio à região. “Ninguém estava estudando por causa das dificuldades de deslocamento. Agora ficou mais fácil. Não precisamos mais acordar às 4h da manhã para chegar à escola antes das 7h”, diz a estudante Isabel dos Santos Pimentel, de 18 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio.
Sauer aproveitou a ocasião para anunciar a construção de mais três unidades no município, nas localidades de Bonfim, Jequiriçá e Orobó. Sempre ressaltando que o foco da atual administração é a aprendizagem e o desenvolvimento regional, ele comentou que já foram inauguradas 138 extensões ou escolas na zona rural do estado. “Isso evita a necessidade do transporte de alunos por estradas que são pouco pavimentadas e perigosas”, acentuou.
Na solenidade em Guaibim, com a presença do prefeito de Valença, Claudio Queiroz, Sauer enfatizou que as políticas de educação devem ser realizadas de forma articulada entre União, estados e municípios. Foi destacada a atuação da diretora regional do município, Flordolina Andrade, que procurou as comunidades para discutir sobre as necessidades de cada povoado dos municípios integrantes da região administrativa da Direc-05. “Queremos fazer um governo de diálogo e comunicação”, disse o secretário, ao elogiar os trabalhos realizados pela diretoria.
No caminho entre Serra Grande e Guaibim, Sauer visitou, na zona urbana do município, o Colégio Estadual Conselheiro Zacarias, que voltou a funcionar, este ano, após um ano parado por problemas estruturais. O colégio foi fundado em 1944 e atende a cerca de 1.100 alunos.