A inserção da mulher na sociedade e a necessidade de revisão crítica da história dos movimentos sociais feministas no Brasil são temas de debates, até sábado (8), na Universidade Estadual de Feira de Santana, (Uefs) durante a 4ª Semana das Mulheres. O evento conta com a participação de mulheres empreendedoras de 30 municípios da região do semi-árido. Para este ano, o tema escolhido foi Nossas Lutas, Nossas Bandeiras: as Diversas Formas de Violência contra a Mulher.

Paralelo às discussões e aos debates, será realizada a 4ª Feira das Empreendedoras da Agricultura Familiar, no campus universitário. É esperada a participação de mais de 300 trabalhadoras rurais de diversos municípios, que expõem produtos cooperativados em estandes armados em frente ao módulo 2 (estacionamento central).

A participação da mulher no processo de organização, produção e comercialização cooperativista e associativista é o principal objetivo da feira. A professora Sônia Lima, da organização, explicou que, nessa abordagem, serão elaboradas propostas de assistência técnica, crédito, beneficiamento, comercialização, gestão e intervenção das mulheres nas políticas públicas.

O evento é promovido em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar da Mulher e Relação de Gênero (Mulieribus), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pólo Sindical, Coletivo de Mulheres de Feira de Santana e outras nove entidades.