Mais de 120 atletas de todo país vão comemorar 459 anos de fundação da cidade do Salvador participando do Desafio Ciclístico Salvador, que acontecerá no domingo (30), com largada, no Parque da Cidade, às 8h, e chegada prevista para às 10h, no Farol da Barra. Amanhã, às 8h, haverá o Circuito Rápido do Desafio, na Avenida Magalhães Neto.
No domingo, os atletas vão percorrer 25 bairros e seis avenidas da cidade, num percurso de 100 quilômetros. Serão distribuídos R$ 26 mil em premiação. Paralelo à competição, também será realizado o Primeiro Passeio Ciclístico de Salvador destinado a amadores, com saída (8h) e chegada no Farol da Barra, fazendo o percurso Barra/Garibaldi/Rio Vermelho/Ondina/Barra.
O evento é realizado pelo Ministério dos Esportes e Governo do Estado, por meio da Secretario do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador. A organização é da Federação Baiana de Ciclismo, com o apoio da Federação Brasileira de Ciclismo, e da empresa especializada Litoral Esporte.
O coordenador de Esporte da Setre, Weslen Moreira, destaca que o formato do evento (três provas no sábado e domingo) será testado pela primeira vez no país. “Estamos unindo uma prova de rua de grande extensão, com uma prova de velocidade num percurso menor e um passeio ciclístico de forma a envolver a sociedade”.
Durante a competição, os trechos por onde passarão os atletas não serão interditados. De acordo com o presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Orlando Carl Schmidt Júnior, os atletas serão acompanhados por um comboio.
Nas duas pontas (dianteira e o final) haverá pelotão de carros da Polícia Militar, Superintendência de Engenharia de Trânsito (SET) e uma ambulância, tudo para garantir a segurança dos atletas.
Por conta do formato, os atletas que forem ficando muito para trás serão convidados a abandonar a prova e subir no veículo disponibilizado pela organização do evento. “Haverá um caminhão para levar os atletas retardatários”, informou Schmidt, explicando que esse é um procedimento comum em competição desse tipo. “A nossa principal prioridade sempre é a segurança dos atletas”, observou o presidente da federação, que espera a presença de atletas de ponta de todo país e de alguns estrangeiros.