A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) realizou duas novas ações nas principais rodovias que cortam a Região Metropolitana de Salvador (RMS). As operações aconteceram este mês, nas BAs 093 e 521 – esta também conhecida como Canal de Tráfego – e na Estrada da Ceasa.

Participaram das blitze cinco equipes, com quatro fiscais cada, da Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Metropolitana, sendo que as operações começavam sempre às 4h e terminaram no início da tarde. Na blitz da Estrada da Ceasa, foram fiscalizados 217 veículos e capturadas 595 notas fiscais. Além disso, foram lavrados 12 autos de infração e recolhidos mais de R$ 22 mil.

Na segunda blitz do mês, realizada na BA-093, Canal de Tráfego e novamente na Estrada da Ceasa, foram apreendidos 26 veículos transportando cargas irregulares, sendo nove de uma empresa de água mineral (alguns encaminhados para o pátio da Inspetoria da Sefaz na Calçada), lavrados 16 autos de infração e recolhidos 945 documentos fiscais, o que resultou em um crédito reclamado de mais de R$ 58 mil.

“Os resultados obtidos nas operações demonstram a importância da presença do fisco nas rodovias como elemento repressor à sonegação. Por isso daremos continuidade a essas blitze”, explicou o diretor de Administração Tributária da Região Metropolitana, Antônio Félix Mascarenhas.

Para o inspetor de Mercadorias em Trânsito da RMS, José Arnaldo Cruz, outro resultado relevante obtido nas ações foi a interceptação de 17 caminhões de blocos cerâmicos, mas todos tinham documentação fiscal. “Isso demonstra a importância da ostensiva fiscalização das mercadorias em trânsito, porque, ao contrário do que ocorreu nas blitze anteriores, não flagramos uma excessiva quantidade do produto sem notas fiscais”, afirmou.

Foram autuadas três carretas de açúcar sem documentação fiscal, comprovando a denúncia de atacadistas do segmento, que reclamavam da concorrência desleal por conta da sonegação de impostos, e apreendida mercadoria importada com entrega na Bahia, mas com nota fiscal do Espírito Santo.