LOCAL: Auditório da sede do Ministério Público (Avenida Joana Angélica, nº 1312).
DATA: 14.03.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Posse do procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, como chefe do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Contará com a presença do secretario especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Edson Santos, e do vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, dentre outras autoridades.

ELEIÇÃO: A eleição para o biênio 2008-2010, realizada no final de fevereiro, contou com a participação de 421 dos 524 membros do MPE de todo o estado, sendo 400 votos a favor de Lidivaldo, contra 11 brancos e 10 nulos. Esse será o segundo mandato consecutivo dele à frente da instituição.

MPE: Primeiro promotor de Justiça eleito para ocupar esse cargo de procurador-geral, Lidivaldo Britto disputou a eleição para chefe do Ministério Público baiano em 2006 com mais cinco candidatos, obtendo 74,30% dos votos válidos. Na eleição deste ano, além dele, inscreveram-se para concorrer à função, mais dois membros do Ministério Público – a procuradora Natalina Bahia e o promotor Ivan Novaes –, que desistiram da disputa.

CARREIRA: Membro do Ministério Público da Bahia desde 1991, Lidivaldo iniciou a carreira em Taperoá, atuando também em Camamu e Valença. Na sua trajetória destaca-se o fato de ter sido o primeiro promotor de Justiça de Combate ao Racismo do Brasil. Ele exerceu, ainda, a função de secretário-geral do MPE por três vezes, até assumir a Procuradoria-Geral de Justiça em 2006. Na Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) ele foi eleito presidente por duas gestões consecutivas, de 1999 a 2003.