De olho na qualidade dos produtos tradicionalmente consumidos durante a Semana Santa e no Domingo de Páscoa, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) já deflagrou em todo estado a Operação Páscoa, que vai desta segunda-feira (10) até a próxima sexta (14). No laboratório metrológico de massa, funcionários do instituto verificam, numa balança, se o peso do ovo de chocolate desembalado é igual ao indicado no rótulo.

Dos 50 tipos e gramaturas diferentes de ovos até agora recolhidos pelas equipes de fiscalização nos estabelecimentos comerciais, 10 já foram analisados e em nenhum foi encontrada qualquer irregularidade. “Nos casos de ovos com brindes, o peso do ovo deverá ser aferido sem o brinde e, além disso, se for brinquedo, o brinde terá de ter o selo do Inmetro”, explica a coordenadora de produtos pré-medidos, Cíntia Lê.

Em caso de irregularidade na pesagem, o fabricante recebe uma notificação e um convite para acompanhar a análise no laboratório e na seqüência, um auto de infração com um prazo de 10 dias para apresentação de defesa. A multa para os fabricantes são, em média, de R$ 20 mil.

“Felizmente, a produção nacional de ovos de chocolate já atingiu um grau alto de qualidade e por isso dificilmente encontramos algum problema”, diz o diretor de regulação de mercado do Ibametro, Jorge Barreto. A operação Páscoa, que além de ovos fiscaliza também azeite de dendê, amendoim, leite de côco e castanha de caju, é realizada pela autarquia vinculada à secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, há mais de dez anos. “O Ibametro fiscaliza pesos e medidas, não se responsabilizando pela aferição da qualidade do produto”, alerta Barreto.

Caso o consumidor suspeite que a quantidade indicada na embalagem não é real, é direito dele solicitar à loja uma balança com selo do Inmetro ou poderá também denunciar para o Disque –Ibametro no 0800 71 18 88.

O resultado das pesquisas por amostragem deverá ser divulgado no dia 20 de março. A operação é realizada em Salvador e nas regionais do Ibametro em Feira de Santana, Paulo Afonso, Barreiras, Juazeiro, Itabuna, vitória da Conquista, Jequié e Eunápolis.